sexta-feira, 28 de abril de 2017

Como substituir fermento fresco pelo seco

Chegou a hora de fazer o seu pão e a receita pede fermento biológico fresco e você só tem o pacotinho do fermento seco, e agora? Calma, veja como substituir.

Você encontra o fermento biológico fresco de uso doméstico em tabletes de 15 g - geralmente, 1 pacote vem com 4 tabletes de 15 g, a não ser que você compre fracionado em padarias, que já pesam o que você precisa.

O fermento seco vem em pacotinhos com 10 g e na verdade é um "fermento biológico seco instantâneo". É instantâneo porque não precisa ser ativado, pode ser adicionado à farinha e trabalhado normalmente junto com os outros ingredientes.

O fermento fresco chega na sua casa inativo, a fermentação é evitada pelo frio, por isso precisa ficar na geladeira, e é por isso que pedem para você colocar esse fermento com um pouco de açúcar e água morna (ativando o fermento).







SUBSTITUINDO O FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO PELO SECO


A regra mais comum para as substituições, é que 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (5 g).


Depois de aberto o pacotinho do fermento biológico seco instantâneo, o restante que não for usado deve ser mantido na própria embalagem, guardado na geladeira (recomendo que seja porta, uma refrigeração de leve), e deve ser utilizado o mais rápido possível, não deixe passar de 7 dias. No caso do fermento fresco, depois de aberto, enrole filme plástico por fora da embalagem original e mantenha na geladeira por até 3 dias.

Fica a Dica!
Postagem Anterior
Proxima Postagens

0 comentários:

Sua opinião é fundamental. Por isso, comentários são sempre bem-vindos!