terça-feira, 25 de abril de 2017

Pão francês caseiro e vegano


Um problema chato para quem é Vegano é descobrir os ingredientes que certos produtos tem, pois muitos vem mascarado, como os pães de Padaria, onde se diz que vai farinha de trigo e "melhorador de farinha, e alguns desses produtos podem conter derivados de leite, ovos, manteiga entre outros produtos.


Para quem gosta do pão mais crocante e torrado:



Ingredientes do melhorador de farinha:
 Farinha de trigo, estabilizante estearoil-2-lactil lactato de cálcio, melhorador de farinha, ácido ascórbico e azodicarmonamida e enzima alfa-milase.

A indústria garante que o lactato de cálcio é produzido 100% de origem vegetal, da cana de açúcar, mas, vai lá saber qual é a marca que essa ou aquela Padaria usa...e se tem ovos, leite, manteiga ou mesmo margarina com leite em pó...

Melhor coisa é você mesmo fazer o seu pão francês, e com uma grande vantagem é muito mais barato e mais gostoso.

Acompanhe a Receita do Pão Francês Vegano sem leite, sem ovos e sem corantes artificiais.

O melhor de Tudo é que você pode fazer com sua Farinha preferida, ou misturar Farinha de Trigo branca com Trigo Integral.

Vamos começar, com os Ingredientes que você vai precisar:

Ingredientes para fazer Pão Francês em Casa


600 gramas de farinha de trigo (que como disse pode ser branca, integral ou misturada)
1 sachet de Fermento Biológico Seco. (Fermento para pão)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo ou azeite.
350 Ml de água bem, mas bem gelada...

Modo de fazer o pão francês caseiro:


Primeiro, preciso avisar que esse pão demora em média 4 horas para ficar pronto, e em lugares quentes como o Norte e o Nordeste brasileiro em dias quentes em menos de 2 horas estará pronto para assar.

Segundo, com essa receita dá para congelar alguns e fazer apenas os que você vai consumir hoje. Depois que você acertar a receita, pegue um dia para fazer bastante pão e congelar (eles duram até 3 meses no freezer).

Vamos lá.

Misture em uma tigela a farinha de trigo, o fermento, o óleo e depois o sal.
Acrescente lentamente a água mexendo sempre (pode ser que você precise até de 400 ml, mas use sempre água gelada).
Você pode começar a mexer com uma colher, mas depois é na mão mesmo, amassando e sovando por pelo menos 10 minutos (ideal 15 minutos).



Coloque a bola que se formou  na tigela, cubra com filme ou sacola plástica ou mesmo um pano de prato levemente umedecido e coloque em lugar quente, como o forno (desligado) ou microondas.
Se estiver bastante frio, aqueça o forno ou microondas por alguns minutos, apague o fogo/desligue o micro, e coloque o pão para crescer ai.

PÃO FRANCÊS VEGANO DE VERDADE


Meia hora depois...
Bom, veja se a massa dobrou de tamanho, se ainda não cresceu espere um pouco mais, pode demorar até 1 hora ou mais dependendo da temperatura.

Cresceu a massa?
Ótimo, vamos abrir essa massa em partes e formar os pãezinhos.
Pegue um rolo  e amasse pedaços da massa por pelo menos 3 vezes...ou seja, você estica a massa com o rolo, dobra, estica de novo, dobra de novo e estica...por fim, faz um rolinho como se estivesse rolando a mão sobre a massa.



Agora que você deu forma aos pães chegou a hora de decidir quantos você vai deixar para comer mais tarde e quantos vão para congelar...os que forem para congelar, você colocar em uma forma com farinha no fundo e coloca alguns pães sem encostar um no outro, pois quando você for consumir, eles vão sair do freezer para crescer antes de assar e se estiverem muito próximos um do outro eles vão grudar...

Os pães que você vai assar para o dia, devem ser cobertos e deixar descansando por pelo menos 3 horas.
Eles vão crescer...

Passado esse tempo, aqueça o forno por 10 minutos e coloque os pães para assar em formo a 200 graus (forno médio para alto) por 20 minutos ou até ficarem dourados ao seu gosto.
Sirva quente que é bom demais.


PS: Dica para ficarem mais crocantes.

Se quiser um pão mais crocante, coloque uma forma vazia no piso do forno do  fogão (antes da grade quando for acender o forno) e quando colocar os pães dez minutos depois, coloque água fria na forma que vai soltar um vapor, feche a porta do forno rapidamente, pois esse vapor vai formar aquela casquinha crocante.
Bom apetite
Paulo Roberto Gaefke


Postagem Anterior
Proxima Postagens

2 comentários:

Sua opinião é fundamental. Por isso, comentários são sempre bem-vindos!