quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vegetariano. E agora?


Muita gente tem vontade de virar vegetariano, seja pela consciência desenvolvida em relação aos animais, seja por questões de saúde ou até de emagrecimento. Outras pessoas, gostariam de vez e em quando, variar o cardápio e retirar a carne, que sempre anda pela "hora da morte", um trocadilho infame, mas super correto...
Mas, a maioria das pessoas ficam se perguntando:-
O que é que um vegetariano come?
Será só folhas? Essa é a primeira impressão que muitas pessoas tem não é mesmo?
Por falar nisso, vegetariano não tem relação com o "verde", a palavra deriva do latim "vegetus" que significa "forte", "vigoroso", "saudável"
Antes de falar sobre a comida, vamos fazer uma divisão dos Grupos de Vegetarianos conhecidos.
Temos então:
Os ovo-lacto-vegetariano: são aqueles que já não consomem nenhum tipo de carne, mas ainda inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo.
 Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (queijos, iogurtes,coalhadas, etc).
 Vegano: os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal. Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos ainda, evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos que também são de origem animal, e ainda óleos e secreções utilizados na fabricação de sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes entre outros.

Crudívoro: o crudivorista admite apenas a ingestão de alimentos do reino vegetal totalmente crus.

Frugívoro (ou frutívoro ou frutariano): sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

 Bom, com essa explicação, é bom sempre lembrar que é sempre bom consultar um Nutricionista (de preferência vegetariano ou vegano) que possa indicar cardápios mais adequados ao seu novo estilo de vida e fazer exames regularmente, como todo mundo deveria fazer, independente de ser vegetariano ou não.

A questão da alimentação em si, é o que eu pretendo mostrar aqui, seja preparando pratos que faço aqui em casa, seja apresentando sugestões de outros sites que vejo que tem qualidade para ser apresentado e receber as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto para tornar mais simples a sua transição, adequação ou quem sabe, pelo menos experimentar a alimentação vegetariana que tem muita coisa de qualidade e é muito ligada a uma consciência da própria Vida como um todo.
Seja bem-vindo(a)!
Paulo Roberto Gaefke
"Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão."
Postagem Anterior
Primeira

0 comentários:

Sua opinião é fundamental. Por isso, comentários são sempre bem-vindos!